Notícias

Escola Carlos Dreher Neto de Bento Gonçalves analisa trabalho com Luís Dill

19/06/2014

RELATÓRIO  DO PROJETO FEIRA DO LIVRO

Escola Estadual De Ensino Comendador Carlos Dreher Neto
Projeto de Leitura “ Ler é Um Prazer”

Durante algum tempo, estávamos observando que nossos alunos tinham pouco interesse pela leitura e por consequência  dificuldades de leitura, escrita e interpretação.Diante disso a escola buscou com o projeto “ Ler é um Prazer” propiciar aos nossos alunos momentos para despertar neles o gosto pela leitura, o amor ao livro, a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler. Neste sentido, após reunião entre professores para o estudo das obras  do Autor  Luis Dill, iniciou-se o projeto.
As atividades com os alunos iniciaram com um pouco de atraso, devido a falta dos livros nas livrarias da cidade, assim a demora na aquisição dos mesmos não permitiu que realizássemos todas as atividades previstas no projeto.

A equipe de professores optou por trabalhar com mais profundidade as obras “Todos Contra Dante” e “O Dia Que Luca Não Voltou”, pois elas relatam a realidade vivenciada por nossos alunos.

Entre as ações desenvolvidas destacamos:
* Apresentação da história do autor e suas obras através de uma explanação  com data show;
*Apresentações de vídeos da internet e noticiários que abordam os assuntos dos livros selecionados;
* Leitura das obras durante as aulas e debate das mesmas;
* Releitura das obras, através de História em quadrinhos, crônicas, paródias e trabalhos de pintura e colagem.
* Criação de vídeos e portfólio sobre as atividades;
* Apresentação para a comunidade escolar  dos trabalhos elaborados.

A equipe diretiva e professores envolvidos no projeto consideraram aproveitamento muito satisfatório, pois ocorreu o envolvimento total dos alunos  e as  atividades foram desenvolvidas    com êxito.

Percebemos que após a participação de nossos alunos neste projeto os mesmos  buscam retirar livros da biblioteca com mais frequência, sendo que atualmente  as obras mais  procuradas são   as de autoria de  Luis Dill.

Através da avaliação feita com os alunos sobre o projeto os  mesmos relataram a importância de atividades como estas  para o estímulo a leitura e a reflexão sobre a realidade. Os alunos também relataram  que após  o encontro com o escritor e em função de ser ele muito carismático , perceberam a importância da leitura para a sua inserção na sociedade.