Notícias

Timbirupá no jornal Rascunho

17/03/2021 / Luís Dill

Luís Dill publica seu 60º livro
Em “Timbirupá”, o autor gaúcho — que completa 30 anos de carreira — narra acontecimentos de 1930, quando Vargas estava prestes a tomar o controle do país.

02/03/2021
A Casa 29 publicou o 60º livro de Luís Dill. No novo romance, Timbirupá, o escritor gaúcho narra dois dias de outubro de 1930, quando Getúlio Vargas estava a caminho do Rio de Janeiro — capital federal à época — para tomar o controle do país.

A trajetória de Vargas, no entanto, é apenas um pano de fundo: o foco da narrativa está no pequeno e quente município fictício que dá nome à obra, onde acontecem dois assassinatos, um tornado e uma enorme catástrofe.

Para a pesquisadora e ensaísta Regina Zilberman, o autor se alinha com nomes como Erico Verissimo, de Incidente em Antares, e Josué Guimarães, de Os tambores silenciosos, ao criar um microcosmo que alegoriza o Brasil como um todo.

Jornalista e pós-graduado em Literatura Brasileira, Dill estreou na ficção em 1990 e já venceu, entre outros, os prêmios literários Açorianos e Biblioteca Nacional. Mantém um site próprio.

TIMBIRUPÁ
Luís Dill
Ilustrações: Beto Soares
Casa 26
232 págs.